Município investe 900 mil euros na requalificação do mercado municipal

"Temos a expetativa de que a obra se concretize até ao final do ano", adiantou Rui Santos, presidente da câmara municipal de Vila Real, depois da reunião de câmara, na segunda-feira, durante a apresentação do PEDU - Plano Estratégico de Desenvolvimento Rural, que terá um investimento total de 17 milhões de euros.

O Edifício do Mercado Municipal foi alvo de obras de remodelação há cerca de 20 anos, tendo desde então vindo a ser adaptado às novas exigências de utilização e funcionamento. O uso intenso e a falta de obras de manutenção substanciais, nomeadamente ao nível das redes de infraestruturas, conduziram a "uma degradação evidente de todo o edifício".

A obra tem como objetivo "resolver os problemas identificados no que respeita as infraestruturas, salubridade e funcionalidade do espaço, com reparação de todas as coberturas em telha, substituição dos atuais revestimentos de pavimentos e paredes nos pisos 1 e 2, substituição e reparação das atuais redes de eletricidade, águas/esgotos e pluviais e pintura geral de todo o Edifício". Serão também intervencionados todos os pisos individualmente, de acordo com as necessidades identificadas.

Esta intervenção, em articulação com a requalificação da envolvente exterior aprovada no PEDU, permitirão "revolucionar" toda a zona do Mercado Municipal, trazendo-a para o século XXI.

Além disso, o autarca deixou bem claro que se trata de um investimento "apenas de dinheiros municipais" e que, devido ao seu valor, "não se trata de uma obra com retorno financeiro para a câmara municipal". " Não é com 150 ou 200 euros, que as pessoas pagam de arrendamento, que esse dinheiro será algum dia ressarcido para a câmara municipal", esclareceu.

A aquisição dos terrenos para a construção do Mercado Municipal de Vila Real começou a ser feita em 1956, por vontade do executivo camarário da altura, presidido por Humberto Cardoso Carvalho. Só cinco anos mais tarde, no dia 1 de Abril de 1961, é que a construção do espaço foi concluída.

Fonte: https://www.avozdetrasosmontes.pt/noticia/22450 – 2019-06-23